Clostridium tetani - tétano

Clostridium tetani

Clostridium tetani é o agente causador do tétano, que na sua forma clássica, é consequência de um ferimento na pele provocada por um objeto enferrujado, mas que pode se seguir a um trauma da pele causado por qualquer objeto contaminado com esporos desta bactéria.
Integrados no Filo dos Firmicutes do Reino Monera. São organismos anaeróbios e flagelados, reagem positivamente à coloração de Gram.
Os esporos de Clostridium tetani são comumente encontrados no solo e nas fezes de animais, estes esporos contaminam a ferida e podem germinar, desde que haja um ambiente anaeróbio localizado, tal como um tecido necrótico. A partir desde ponto, reunidas as condições para a proliferação desta bactéria, o Clostridium tetani libera exotoxinas. As toxinas produzidas por este Clostridium são denominadas tetanospasmina
O tétano ocorre quando a toxina tetânica é absorvida na junção neuromuscular, e é transportada para o sistema nervoso central. 
Clinicamente, o doente com tétano apresenta-se com graves espasmos musculares, especialmente nos músculos da mandíbula. Esta condição é designada trismo. O paciente exibe ainda uma expressão sorridente, chamada riso sardônico, provocada pelos espasmos dos músculos faciais. Uma vez atingido este estágio, a doença apresenta elevado índice de mortalidade.

Imagem relacionada
Clostridium tetani




Fonte: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/clostridium-tetani/

Comentários

Postagens mais visitadas