Cloroplastos
Cloroplastos
Os cloroplastos são organelas importantes que participam do processo da fotossíntese. Existem cloroplastos de diversas formas e em número variável por célula. Os cloroplastos das células de plantas, quando examinados em cortes ao microscópio eletrônico, mostram-se formados por três componentes principais: o envelope, os tilacoides e o estroma.
- O envelope delimita o cloroplasto e é formado por duas membranas: uma externa e outra interna.
- Os tilacoides são vesículas que contêm as moléculas de clorofila. Essas moléculas organizam-se em conjuntos chamados complexo-antena, que captam a energia luminosa. Os tilacoides organizam-se formando estruturas semelhantes a pilhas de moedas. Cada pilha recebe o nome de granum, e o conjunto delas recebe o nome de, grana. As diversas pilhas podem comunicar-se entre si.
- O estroma corresponde à região do cloroplasto entre o envelope e os tilacoides. No estroma há ribossomos, DNA e RNA relacionados com a síntese de algumas das proteínas dos cloroplastos. Muitas outras são sintetizadas no citosol e depois incorporadas ao cloroplasto. Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, têm a capacidade de se duplicar independentemente da célula.
representação do cloroplasto na célula vegetal |
ilustração de um cloroplasto e suas estruturas |
Comentários
Postar um comentário