Testando a Teoria de Oparin e Haldane



Testando a teoria de Oparin e Haldane

Seria possível testar a hipótese de que as primeiras moléculas orgânicas teriam surgido dos gases da atmosfera primitiva?

Em 1953, Stanley Miller (1930-2007) estudante norte-americano, da Universidade de Chicago sob a orientação de seu professor Harold Urey (1893-1981), imaginou um modo de testar essa hipótese. Ele construiu um aparelho no qual colocou hidrogênio, amoníaco e metano. Essa mistura foi submetida a fortes descargas elétricas, ao mesmo tempo que recebia vapor de água condensado como chuva. Após uma semana de funcionamento, constatou, no líquido formado, a presença de compostos orgânicos, mesmo aminoácidos.

Miller simulou as condições que, suponha-se, ocorreram na Terra primitiva e testou experimentalmente a hipótese de Oparin e Haldane para mostrar que as primeiras moléculas orgânicas poderiam ter sido formadas a partir dos gases da Terra primitiva. No entanto, as moléculas formadas ainda eram muito simples, se comparadas com a complexidade das grandes moléculas que formam os seres vivos, como as proteínas e os ácidos nucleicos. Além disso, alguns cientistas questionam o experimento de Miller porque hoje se acredita que a atmosfera primitiva não tinha exatamente a mesma composição gasosa que ele usou em sua simulação. Experimentos muito semelhantes ao dele, mas com outra composição atmosférica e na presença de algumas substâncias que, acredita-se, estavam presente nos mares primitivos, têm sido realizados. Em alguns casos foram produzidas moléculas orgânicas simples.


Imagem relacionada
experimento de Miller

Comentários

Postagens mais visitadas